23022012Notícias:

Gabarito Enem 2010

gabarito enem 2010

O Enem 2010 vai ser aplicado nesse final de semana (6 e 7 de novembro) e depois disso vão ser dois dias de expectativa até a divulgação do Gabarito Enem 2010 pelo Inep, no dia 9 de novembro.

A resposta correta das 45 questões da prova pode significar uma vaga em uma boa Universidade para o ano de 2011 e essa oportunidade é que levou ao grande número de inscrições desse ano. Mais de 4 milhões e 600 mil estudantes vão fazer a prova, batendo o recorde do ano anterior em quase 500 mil inscrições.

Iremos fazer plantão no dia 9 esperando a divulgação do Gabarito do Enem para publicá-lo aqui.

E enquanto o gabarito não é divulgado, aproveite o espaço de comentários para escrever as suas respostas na prova (linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza) e comparar com as respostas de outras pessoas que fizeram o Enem.

Atualização – Parece que a divulgação do gabarito não vai ser hoje (terça). A liminar da Justiça Federal do Ceará que suspendeu o Enem 2010 também proibiu a divulgação do gabarito. Enquanto isso aproveite para opinar se o Enem deve ser anulado ou não.

Atualização – Finalmente as provas com o gabarito:

Provas primeiro dia

  • Rosa – pdf
  • Branca – pdf
  • Azul – pdf
  • Amarela – pdf

Provas segundo dia

  • Rosa – pdf
  • Cinza – pdf
  • Azul – pdf
  • Amarela – pdf



Receba os novos textos no seu email

143 Respostas para "Gabarito Enem 2010"

  1. adriana disse:

    o ensino da escola pública nâo ajuda o aluno no enem , tem matéria que eu nunca ví , e eu acabei de concluir o ensino médio .

  2. nataly disse:

    nossa eu achei a prova fácil o que me faltou um pouco foi o interesse de estudar,mais me dei bem não fui das classificadas mais valeu a pena……e a redação nem se fala!!!!

  3. elaine disse:

    Nossa vocês acharam a prova do enem facil?
    Eu também…
    Agora por falta de estudo…eu não passei

  4. Mikaele disse:

    Discordo quando dizem que o nordeste não tem uma boa educação, não porque um lugar e educação não é boa, que temos que generalizar, moro do nordeste, e na minha escola considero uma boa educação sim, não somos as piores não!

  5. renato de sousa cardoso disse:

    Eu queria resultado do enem 2010

  6. Cristiane disse:

    Não estava tão dificil, sou da escola publica, e fui bem…. o segredo pra passar é estudar, não tem nada a ver escola particular ser melhor que a publica, o segredo é estudar e se esforçar!!!
    Bjimmmm…

  7. grazy disse:

    olha gente eu nao achei prova difícil o problema foi que onde moro o desenvolvimento escolar é muito fraco ..
    mas o enem nao estav dificil o tema da redacao foi muito bem elaborado!

  8. Polly disse:

    acho que a prova estava difícil sim, pq no brasil especialmente no nordeste a educação é uma calamidade
    no interior do maranhão que é onde eu moro nem em educação podemos falar, muito professores q não tem habilidade na area q estão dando ex: ja vi professor de ciências dando aula de inglês, e o professor num tem culpa são ” pau mandados” e no final tem que passar de anos todos os alunos.
    A prova estava dificil sim , os q dizem q estava fácil é pq num viva na realidade do Brasil . Fato!

  9. elton disse:

    o mais dificil da prova tava quimica tem counteudo que eu nunca vi antes

  10. Brunna disse:

    acho que a prova é independente da rede escolar pública ou particular,pois o que estava contando era conhecimento de mundo,lógica,coisas que não aprendemos na escola e sim na vida!
    e não há desculpas,pois estudo na rede pública e tudo que sei e coloquei em prática na prova veio de esforços extra escolares!
    só não vai bem quem não rala e não batalha!
    quanto ao pessoal da rede particular que tá falando que os alunos da rede pública reclamam demais,porque tentaram o enem? afinal só pobre que precisa de ajuda do governo não?
    aff..

  11. Hírgila disse:

    olha, eu estudo em escola pública e pra mim a prova, em geral, não foi difícil. Só me saí mal na área de química, o resto, mamão com açúcar!

  12. Flávia disse:

    oi gente
    achei a prova dificil,+ doq a do ano passado…
    e concordo con quem disse q aluno de escola publica ñ va se da muito bem…eu falo por experiencia,eu estudei a vida toda em escola publica,os livros eram os mesmos da escola particular,mas os conteudos q alunos de escola particular viam em um mes a gente levava dois ou tres meses pra ver,principalmente quimica e ainda existia a carencia de professores,q eram formados em uma disciplina e ensinavam outra…
    a escola publica tem disso.O inicio da prova tava moleza mesmo + o fim ñ era nada disso. Tava num nivel bem alto!!!

  13. Francieli Gouvea disse:

    Ouvi flar que 41 questões do caderno amarelo estavam erradas. será que é verdade? espero que ñ por que o meu caderno era amarelo…

  14. vivi disse:

    Gente onde encontro o gabarito da prima amarela do primeiro dia?

    Bjus

  15. Camila disse:

    minha prova estava errada também..a de hoje caderno rosa havia troca de números na questão 160, quando no gráfico estava 3,7 na pergunta estava 5,5!! mais consegui fazer fiz por 3,7 e deu a resposta C! 9 virgula alguma coisa

  16. Geison disse:

    Olha só, a prova do Enem este ano estava muito bem elaborada, mas não concordo com algumas pessoas a qual estão dizendo que o pessoal da rede publica não terão boas notas, pois as respostas das questões estavam na própria prova, formuladas nas questões seguintes ou ate mesmo nas próprias questões, quem realmente levou a serio esta prova não tem o temer.

  17. Amanda Cristine disse:

    acho que as pessoas deveriam parar de só apontar os erros e estar mais preocupado em como se saiu no enem. Ninguem é perfeito e o erro é comum, como o mec já esclareceu que os alunos podem recorrer que se sentiram prejudicados, pra que ficar querendo meter o pau ? ridiculo isso ! Estudo em escola publica e muita coisa eu não vi da prova, por isso tambem achei dificil, mas ipócritas são aqueles que usam um tom de superioridade ao falar de ”nós” alunos de escolas publicas. É complicado ligar com pessoas tão mesquinhas e medíocres como esses que nos criticam. (: beijos.

  18. Sah disse:

    complementando.
    quanto ao erro do título do caderno de pergunta com o cartão-resposta, meeu é só ignora a merda do título –’ não é necessário essa tempestade toda! aff

  19. Sah disse:

    Sou de escola pública e achei a prova suuuper fácil :) o tema da redação também! todos os conteúdo das provas eu vi na escola e meu professor acertou quanto ao tema da redação! sem contar que quem tem mais chances de vaga sempre são os de escola pública-HÁ. um beijo aos que se acham tanto por estudar em escola particular :*

  20. Hirla disse:

    Santa ignorancia, duvido que sua escolinha particular seja melhor que aminha PUBLICA, esuda em escola particular mais não pode nem pagar o lanche #fato
    A prova não estava dificil e sim os tesxto que são enoooooooorme’s

    Bjuus !

  21. Lara disse:

    Pessoal, olhem isso e o horário da publicação:http://jc.uol.com.br/canal/vestibular/noticia/2010/11/07/tema-da-redacao-aborda-trabalho-243363.php Depois nos proíbem de usar um LÁPIS? É uma vergonha…

  22. Dalva disse:

    O que é lamentável de fato, são os erros absurdos de quase todas as postagens, aqui registrados.É inconbível atribuir a outrem, os seus erros, incompetências e as inresponsabilidades quanto aos estudos aquiridos ao longo da vida do ser humano. È muito fácil culpar os professores,o MEC,o Inep ou a quem quer seja, o resultado da nossa vontade de valorizar o ensino público do nosso País. O aluno sabedor das falhas que acontece na Educação do Brasil, porque não toma atitude? Porque não estuda? Porque não aprende a cobrar dos seus professores, com respeito,e dignidade aquilo, que diz não ter aprendido? Quando professore chamam a atenção dos alunos em sala de aula, é tão somente com a intenção de dizer que o mercado de trabalho é exigente. E que, só fará parte dele, aqueles que atender algumas das exigências pré estabelecidas. Porisso,alunos e candidatos do ENEM, aprendam a valorizar os seus professores. E esqueçam e parem de dizer que alunos de escolas públicas não tem chances e oportunidades, e que o ENEM é só para alunos de escolas privadas. eu sempre estudei em escola pública, e passei no primeiro vestibular que fiz.Os meus filhos também estudaram em escolas públicas e passaram também no primeiro vestibular que fizeram. Hoje eles já estão terminando o mestrado.Portanto parem de reclamar e procurem estudar e valorizar, tudo aquilo que lhes são ofertados, público ou privado, não importa. O que deve prevalecer de fato o o respeito por tudo o que fazemos. E não são alguns erros nessa prova que vão eliminá-los do mercado de trabalho. O ser humano tem que aprender a andar,criar, estudar, e respeitar acima de tudo, o seu semelhante. Procurem estudar mais!!!!

  23. Thaci disse:

    Só queria contar um pouco a situação que o ENEM tem deixado em algumas universidades:EVASÂO.É um troca troca.Aluno que quer enfermagem tomando a vaga de quem quer nutrição, aluno de nutrição tomando a vaga de pedagogia, aluno de pedagogia tomando a vaga de matemática…Por quê?Ano passado após o resultado começou aquele esquema do sisu(estressante, o aluno tinha que começar a tentar abrir o site no início da manhã e rezar pra ao cair da noite ter conseguido se inscrever em algum curso).Derrepente a pessoa queria um curso(ex:comunicação), não tinha porcentagem pra esse curso, mas tinha suficiente para passar em outro(ex:letras).Passava, se matriculava, e não cursava!!!E quem teve um pouquinho de nota abaixo dessa pessoa e queria aquele curso(letras) negligenciado pelo primeiro após a matrícula, ficou pra trás.No segundo semestre ao não se conformar em ficar de fora a pessoa que não quis o curso(letras) tem novamente a oportunidade de tentar outro curso(matemática), que também não tem interesse, passa, se matricula e novamente não vai!!e aí…Outra pessoa que queria(matemática) fica de fora…Pra estudar tudo novamente e se acabar nessa provinha miserável, cheia de erros, cansativa…e correr novamente o perigo de ficar de fora esse ano por que alguem quis brincar de passar!!!E o governo?Não se preoculpa!!!Ao inves de tanto investimento com essas provas fracassadas que não param de dar problemas, deveria ser investido dinheiro público para ampliação de vagas.O Enem é muito bom no sentido que você paga R$20,00 e pode concorrer a várias instituições, mas ao mesmo tempo muito desleal quando você passa a concorrer com todos os cursos!!Peço ao governo mais respeito com os alunos, e que seja pensadas maneiras para diminuir evasão e aumentar vagas…Realmente que se pense mais e se respeitem mais OS ALUNOS.

    Desculpem o desabafo e a informação, sei que muitos irão descordadar, no entanto sou aluna de universidade federal que adotou o Enem em 100% e só no primeiro semestre teve uma taxa muito grande de evasão.Cursos da área de saúde que começavam com as 40 vagas preenchidas e hoje começam com seis pessoas na sala

  24. uelder disse:

    eu estudante da rede publica estou bem preparado para essa prova acho que nosso ensino tem capacidade sim para realizar uma boa prova basta ter atenção.na hora de resolver e passar para o gabarito.

  25. Daiane disse:

    o povo tem mania de inferiorizar os alunos da rede pública, acha q so nas escolas particulares q tem alunos capazes de fazer o enem e obter uma boa pontuação, tem aluno q passa a vida inteira na escola particular e nao consegue boa pontuação, vai de cada pessoa se for esforçada e estudar nao importa onde estuda ela vai conseguir uma otima nota.

  26. Elizama disse:

    A prova estava um pouco difícil, os alunos de rede pública quantos de escolas particulares sentiram dificuldades, falo pq estudei em ambas.

  27. regiane s disse:

    acho que alunos de colegio publico não tem culpa de que o gabarito da prova estava errado quem fez o titulo do gabarito não foi os aludos dos colegios publicos ,então e melhor aqueles que quiseram falar do colegio publico é melhor pensar bm antes de acusar as pessoas que não tem nada aver com isso.

  28. Drika disse:

    Processo para a garota que falou dos alunos da rede pública??? Gente acorda ela deu a opnião dela apenas isso…
    Em relação a prova achei q haviam algumas questões confusas em que haviam + de 1 opção correta, não irei fazer comparações pq esse é o 1º ano que eu faço o enem.
    A e eu tbm sou da rede pública achei as questõs de química um pouco complicadas sim.

  29. Otavio disse:

    Pra mim tanto faz ser ou não anulado, mas tem que ser feito a coisa certa. Concurso não pode dar 99% certo e sim 100%. mas olha gente não precisa esse alarde todo não se você marcou no cartão resposta a cor correta da prova não tem com o que se preocupar. Agora tem pessoas que não sabem postar um comentário construtivo e fica se achando o bambambam chamando de inútil e mal preparado e tal e consegui escrever mexam-se com CH.aí é foda.

  30. jessica disse:

    eu achei muito dificill…
    mais o meuu gabarito tava trocado as questões entaumm deu maiorr problemaaa.poiss naumm sabia como colocar minha resposta.
    agora naumm sei como vai ser pois cada pessoa pois de um jeito.

  31. Jéssyca disse:

    A prova estava sim muito fácil e qualquer aluno da rede pública podia sim fazer a prova muito bem, até porque as questões dependiam muito mais de leitura e interpretação do que de conhecimentos específicos.Eu que sou de escola pública fiz o enem o ano passado e já curso o 2° periodo de Odontologia com 100% de bolsa do prouni numa das melhores faculdades aqui de Minas e nunca precisei de escola particular ou qualquer cursinho para conseguir tudo o que já conquistei.Além disso, fiz o enem esse ano apenas para testar meus conhecimentos e achei bem mais fácil que do ano passado isso sem contar que no ano passado eu havia estudado muito mais que esse, afinal esse ano não tanto compromisso como ano passsado!E para que acha qeu os alunos da rede particular se dá melhor que os da rede pública está redondamente enganado,porque na minha faculdade eu tenho a prova de que isso é um equívoco, pois na minha sala aqueles que mais ficam de DP, são os alunos oriundos de escolas particulares,portanto se fosse vocês não subestimaria tanto os alunos da rede pública.
    E a respeito do gabarito não acho que teve tanta influência assim não, afinal para quem sabe que está realizando uma prova que será corrigida por um leitor autimático, marcaria 1 na 1 e assim por diante, até porque isso é muito óbvio e também, pelo menos na minha sala os ficais avisaram do erro e disseram para marcarmos normalmente.
    Boa sorte a todos e principalmente aos alunos que como eu vêm de escolas públicas e com certeza também podem entrar numa universidade.

  32. flor disse:

    Eu não concordo com voces que acham que os alunos da rede publica não tem chance de passar pelo contrario eles é que tem mais chance pq estudam e não pagam para passar como muitos filhinhos de papai fazem e se vcs são tao bom assim pq não passam na federal de sua cidade?

  33. Dy Andrade' disse:

    Fabricio, que processo é esse que você já elaborou contra o inep???

  34. Juliano Gouvea disse:

    Gente um absurdo a prova d ontem, na minha sala tinha gente com lapis, relogio difital, celular em cima das mesa, não acreditei que os examinadores não disseram nada, fora isso a prova tava tanquilo, peguei o caderno rosa, tava muito fácil mesmo, acho de devo ter errado umas 4 questoes so, SO ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA, claro que não é do estado, CEFET campos, abraçõs galera, boa sorte pra gente hoje de novo!!!!!!!!!!

  35. Dy Andrade' disse:

    Bom, não achei a prova nenhum “bicho de sete cabeças”…
    Esta sim bem trabalhosa e com alguns contratempos “no caso o do gabarito – Viva o ENEM :(
    Bom, e em relação aos alunos de escola publica, eu estudava no COLUN (Colégio Universitário de São Luis-MA) e agora estudo em um colégio particular…
    Bom, achu que podem sim ter escolas que nao tenham passado todo o conteudo que caiu na primeira prova.
    Mas não são todas.

  36. Leonardo disse:

    sobre a prova, estava bem confusa, mas haviam questões bem fáceis e sobre as escolas públicas, a menina que falou da má qualidade do ensino público está com toda razão, “todo mundo” sabe que a maioria das escolas públicas (exceto boa parte das federais) proporcionam má qualidade de ensino.. pq tem gente ai falando besteira.. ¬¬

  37. Giovana disse:

    Olá. Sou aluna de escola pública e concordo com o fato de que para quem não estudou nada além do que é aprendido na escola, estava sim difícil. Muita coisa caiu e eu ainda não tinha vista na escola, porém o tempo que eu passei estudando por fora, foi o que fez com que eu conseguisse responder a maioria das questões. É fato, e ninguém pode negar, que o que os alunos de particular veem no segundo ano, nós da rede pública vemos no final do terceiro. Mas a questão é que a prova é muito cansativa, logo, a atenção tem que ser redobrada durante a leitura. Com relação ao erro no Gabarito, eu vejo como um pretexto para todos os alunos colocarem defeitos. Concordo que foi um ano fazendo a prova e não deveria ter erros, mas se teve, era só ter atenção e preencher conforme nos foi imformado, simples.

  38. Ana Paula disse:

    eu esqueci de marca no cartao resposta a cor do meu carderno sera que hoje ainda a tempo para eu reverte essa situaçao meu Deus e agora o que faço estudei o ano todo para fazer essa besteira de esquecer de marca a cor do meu caderno rosa

  39. Pedro disse:

    a prova tava cansativa!! sem falar em minas onde moro onde a prova amarela tava com varios problemas!! faltava questão tinha algumas que repetiram.. no fim eu tive que pegar 2 provas e passar o gabarito 3 vezes!!..

  40. Bruna disse:

    achei a prova complicada, principalmente a parte de química, 3 dos cálculos eu não consegui resolver, foi na base do chute mesmo. E em física eles cobraram mais a matéria do terceiro ano mesmo, como elétrica e ondas. Mas não tava tão difícil assim, quem se preparou se deu bem. Quero só ver hoje, to preocupada com o tema da redação. Boa sortee gentee :D

  41. chaienne disse:

    bom …. acho q a prova tava de boa e tinha questoes que estavam sendo dadas de graça…
    vale a pena usar um portugues instrumental p vc saber qual o sentido e a coerencia do que esta sendo pedido ai vc sabe o que é a resposta …

  42. nara disse:

    Ricardo a prova do ENEM so e feita para quem estuda em escola que não entra de greve, fora isso tem conteudo que nao sao vistos no ensino medio, meu querido!!

  43. Marcela Senna disse:

    Em Petrópolis- RJ, os alunos não podiam comer nada durante a prova, nem mesmo uma bala! Alguns levaram biscoito e barra de cereal, mas foram impedidos de comer! Alegaram que poderia conter cola nos alimentos! =S Só me explique como uma pessoa vai fazer cola para uma prova com 90 questões de tema variados!!! Enfim, só podíamos beber água e mesmo assim, sem o rótulo! rsrs
    Eu não tinha levado nada para comer, pois durante provas como esta não sinto fome, mas achei injusto com quem está acostumado a se alimentar durante a prova.

  44. Gabriela disse:

    Creio que quem falo de rede pública é que não tem o que fazer, a prova foi rídicula textos enormes com alternativas mal preparadas, tinha questão que você poderia anotar mais de uma alternativa. Na minha sala ocorreu o erro da prova amarela, onde haviam provas que tinham perguntas repetidas ou não haviam todas as questões, esse sim foi o erro mais gravae não o gabarito. E se fomos prestar bem atenção não tem porque ter erro, gente acordem, o que vale é o número da questão e não o título do gabarito!!! O que erram foram nas provas amarelas, que até agora ninguém comento!! E Thaisa, por favor né vá acha o que fazer aluno de rede pública é tão bem preparado quanto você, tem assunto na prova que eu vi foi na faculdade, ou no cursinho pré vestibular que eu fiz, e olha só sou aluna de escola pública…
    Boa sorte hoje pessoal!!

  45. Emiliano disse:

    Infelizmente ainda há pessoas que fazem questão de ter preconceitos e separação quanto as classes sociais, sabe-se que durante décadas uma pequena minoria se beneficiava de tudo aqui no Brasil, e quando se procura ajustar essas diferenças, ouvimos infelizmente comentários preconceituosos quanto aos alunos da rede pública. Sou professor de Matemática e Física, ensino tanto na rede pública quanto na rede particular de ensino e não vejo tanta diferença entre os conteúdos aplicados mem sala de aula. O que existe na verdade são apenas preconceitos exagerados.

  46. Sarah disse:

    E a respeito do conceito da nossa amiga de que aluno de escola pública não dominaria a prova .. benzinho, se enxergue, ou voce acha que pobre é burro? Estudei minha vida inteira em pública e fui bem sim, poderia ter ido melhor, mas estou com a conciência limpa, estudei muito para os exames =)

  47. Sarah disse:

    sem contar os erros de português, não sei se notaram, mas tinham vários

  48. Ryuzaki disse:

    Fabricio, voce provavelmente ira processar por que nao foi bem, certo? estamos discutindo aqui, por que, apesar de “desastroso” nos conseguimos realizar a prova… :D

  49. Ryuzaki disse:

    Certo, a prova em si não estava dificil, mas por ser muito massante, a maioria dos enunciados se tornava confusa apos algum tempo, sem falar que alguns deles estavam completamente confusos e que toda a parte da prova de geografia abrangia somente 2 temas, outra coisa que gerou muita polemica foi logo a primeira questao, sobre o grafico de posse de terras rurais.
    os fiscais nao informaram nada sobre a troca no gabarito e pareciam mal preparados, falaram para comecar a prova as 13hs em ponto, depois de 5 minutos alguem da coordenaçao apareceu e perguntou quem tinha dado a ordem de que poderiamos começar, ai ela mandou nos fecharmos os cadernos e ficou dando broncas individuais nos 2 fiscais durante mais de 10 minutos, nos ja tinhamos feito algo na prova, e esses minutos nao foram acrescidos, pode parecer mixaria, mas pra eu que chutei as ultimas poderia ter feito diferença.

  50. rick disse:

    Na Boa, a UFES ja disponibiliza quase 50% das vagas pros alunos da Rede Publica. Não acho que os alunos da rede publica estao prejudicados como tantos dizem.. alem do mais com internet, qualquer pessoa pode aprender os detalhes… conhecimento não é só ouvir o professor não, é formar opnião e buscar novos caminhos no assunto.
    Professor te mostra o caminho, mas que vai estudar é VC.
    A diferença é, alunos que cursinho se dedicam mais, eles veem aquela oportunidade como unica, de conseguir oq tanto querem .. Uma Faculdade. [veja bem, nao estou dizendo que alunos da rede publica não buscam conhecimento.. vou deixar claro isso].

    Em relação a anulação da Prova, ja foi complicado fazer a primeira prova.. sai da sala as 17:15, perdi um final de semana todo, perdi ate um casamento. Rs
    Não sei se lembra mas a 1 Informação no caderno de prova era sobre as materias e os numeros das questões.

  51. jessica disse:

    Aprendi No Enem que

    Feijão tropeiro é decisivo para seu futuro profissional.

    Existem as questões fáceis, as pra retardados e as de química.

    Se você colocar as coordenadas geograficas numa garrafa e jogá-la ao mar, você recebe uma foto de um garoto.
    da Noruega!

    Química não se aprende, química se chuta.

    Não se deve colocar uma estátua no fundo de uma piscina, porque depois dá muito trabalho pra tirar.

    Errar é humano mais errar varias vezes é INEP

  52. jessica disse:

    Essa prova foi a pior coisa que eu ja fiz em toda minha vida…
    perdi 5h sentada naquela merda de cadeira pra fazer uma bobagem dessa,isso foi ridículo pois nunca vi coisa mais idiota do que essa prova!! E sem contar os ERROS de português,as perguntas com respostas sem nexo,e ainda para piorar a situação tem aquela questão n/ 55 prova BRANCA q eu respondi para depois eu ver no gabarito que ” Nenhuma alternativa justifica o fenômeno descrito no enunciado”.A me poupe se for pra fazer uma pergunta que faca uma decente neh! Simplesmente deveriam ANULAR essa prova !
    Sem contar tambem que no ano que vem os proximos que iram fazer o enem vai ter que ir PELADOS! RS RS
    E para finalizar…

    “Aprendi com o enem 2010 que dinheiro não compra felicidade , mas com 2 milhões compra o Acre”.

  53. LN disse:

    Todas as opiniões, devem ser respeitadas, uma vez que temos livre arbítrio para nos expresarmos. Dizer que alunos de escolas públicas estão menos preparados q os de escolas particulares, talvez seja uma afirmação verídica em alguns casos, no entanto grande parcela dos estudantes que ingressam na universidade são de escolas públicas. Então vcs que dfendem essa teoria de ensino publico ser inferiior ao particular poderiam me explicar o por q???
    Respeito suas opiniões, mas acho q vcs estão equivocados. Vcs naum sabem o q é ter q estudar e ter q trabalhar, pois seus pais teem condições finaceiras de mantê-los somente estudando e nada mais fazendo da vida. Resumindo, o aluno de escola pública além de batalhador, é guerreiro, por q estuda, trabalha, e da conta de suas responsabilidads com o pouco tempo q lhe resta. No dia do ENEM, chega à sala de cara limpa, sem medo de errar, por q se errar, ele tem coragem suficiente para voltar e começar td de novo, por q foi acostumado a lutar e vencer com as dificuldades.
    Cobranças… só pessoais, de seus anseios e sonhos…
    Nada de pais buzinando em seus ouvidos cobrando melhores resultados por investimentos altissimos feitos em estudos particulares.
    O SABER É PARA TODOS, NAUM IMPORTA QUEM SOMOS, DE ONDE VINHEMOS PARA ONDE VAMOS, O Q REALMENTE IMPORTA É A VONTADE DE VENCER…
    Essa é a opinião de alguém q estudou na rede pública. Me desculpem, sei q há melhores q eu é claro, nunca somos sábios, sempre aprendemos mais, mas naum me acho inferior a nenhum aluno da rede particular…

  54. wilker disse:

    Olha a outra, processar o inep?? Depois dizem que a outra que falou dos alunos de escola pública é que é a sem noção. A prova foi aplicado para todo caso, gabaritos não foram liberados dessa vez, erros ocorreram sim em algumas provas e cartões de gabarito, mas isso não altera o nível de entendimento de cada um sobre os assuntos e questões.Talvez ela queira refazer a prova por que acha que não foi tão bem. Ela é que deveria ser processada, eu hein!

  55. mauricio disse:

    A prova estava bem elaborada, o único problema foi a troca do gabarito.

  56. jo almeida disse:

    bem nao devemos descorda de ninguem realmente muitos alunos da rede publica nao terao condicoes de passar no enen pois a rede publica ainda tem muito que melhorar em ensino mas espero que no futuro bem proximo este quadro brasileiro venha mudar pois estudei em escola publica fiz preparacao para o ene numa boa escola e vi a realidade de uma escola publica para uma particular e realmente muito diferente devemos nos unir para quem o ensino do nosso brasil muder e nao criticarmos os outros pois muitas escolas publicas realmente deixa a desejar.

  57. raffaella disse:

    descordo com a sem noção que disse dos alunos da rede publica creio que isso pode até dar um processo para essa idióta!

  58. JAIANE disse:

    A prova estaba muito boa, bem elaborada, etc. Mas é fato que a concentração para a interpretação da leitura dos textos era primordial, e em relação a esta questão o enem pecou muito, pois disseram que que a reestruturação da prova envolvendo todas essas mudanças seria para facilitar a aplicação e realização da prova.

    Porém, me pergunto! Quem tem condições de ler, interpretar, analisar questão por questão, alternativa por alternativa, conscientemente, de 90 questões de prova em apenas 4:30H???

    Eu, por exemplo não consegui. Li, interpretei, analisei e respondi conscientemente 70 questões e o tempo se esgotou, o que sobrou de opção foi chutar 20 questões sem nem saber o que estava escrito!

  59. Jaiane disse:

    A prova estaba muito boa, bem elaborada, etc. Mas é fato que a concentração para a interpretação da leitura dos textos era primordial, e em relação a esta questão o enem pecou muito, pois disseram que que a reestruturação da prova envolvendo todas essas mudanças seria para facilitar a aplicação e realização da prova.
    Porém, me pergunto! Quem tem condições de ler, interpretar, analisar questão por questão, alternativa por alternativa conscientemente de 90 questões de prova em apenas 4:30H???
    Eu, por exemplo não consegui. Li, interpretei, analisei e respondi conscientemente 70 questões e o tempo se esgotou, o que sobrou de opção foi chutar 20 questões sem nem saber o que estava escrito!

  60. Fabricio disse:

    bando de inuteis discutindo e nao agindo..porisso q ja entrei com recurso p anular esse enem desastroso.meu processo ja esta em andamento..e vcs oq vao fazer msm? … assim! – eu respondo continuar discutindo ao invés de processar o inep …como são bobinhos… mal preparados!!! mecham-se !!!!!!!!!!!!!!!

  61. Helena disse:

    Achei que a prova nao estava difícil mesmo para alunos de escolas públicas, se o aluno estudou, nao importa onde ele tenha estudado e sim o seu esforço e desempenho para se sair bem na prova e se as escolas públicas nao passam o conteúdo necessário, o aluno pode muito bem estudar sozinho pois foi assim que fiz.

  62. andre lima disse:

    Quimica co ca…… me ferrou não tava esperando tanta dificuldade,mas fazer o que??Tomara que seja amanhaã uma redação com um assunto que eu domine!

  63. Víctor Andrade disse:

    Pelo menos todas as matérias chatas já foram hoje (:

  64. Wanderson disse:

    Boa noite! Achei que denovo teve muitos erros na prova do enem como todos puderam ver. Mas discordo de alguns comentário que dizem que estudantes de colégio público não irão tão bem, afinal creio que terão chances iguais aos alunos de colégio particulares basta querer capacidade todos temos! E acho também descriminar os alunos de escola pública não é correto, pois então respeite para ser respeitada.

  65. ferreira disse:

    as opinioes sao diferentes…respeitem a opiniao da thaisa por que aquela prova tava dificil mesmo…ond muitas escolas publicas podem ter…mas so pra uma minoria de playboy d ensino publico que passa o dia estudando por que nao trabalham e nao se preucupam em fazer os serviço domesticos, ond tem muitas pessoas que tem que fazer os serviços domesticos e nao tm tmpo pra estudar e ainda tem as escolas publicas que nem trabalho escolar ou provas bem aplicadas teem…portanto se uns axaram a prova facil e por que realmente tiveram a influencia externa…e quem achou dificil nao viu o asunto mesmo…obrigado

  66. marta disse:

    a prova tava facil eu fiz o caderno rosa e tava invertido e quem fez a um na 46 como vai ficar a culpa não e nossa vamos ser prejudicados por um erro que não temos culpa quero saber como vai ficar mas o resto tava normal tava facil

  67. acassio disse:

    Genteeeeeeeeeee só errei 5 questões das 90 de hoje..
    acho que vou passar o que voces acham…..

    passei uhuuuuu

  68. adriano disse:

    so espero que amanha seja melhor do k hoje
    e que o lapis e a borraçha nao fasa tanta falta

  69. Natália disse:

    Thaisa, sou aluna de escola pública. Achei a prova muito bem elaborada e fácil! Ok?

  70. daniela disse:

    dificil?, realmente é só pra quem não sabe ler pq a prova estava baba, super fácil, o que acontece é que o povo acha as questoes que tem textos uma coisa de montro, aff, que nada, eu nao estudei coisa nenhuma e fui super bem. O que ruim mesmo foi o tempo, imagino amanha com a redação!, as últimas eu chutei, pois nao deu tempo de ler ¬¬

  71. zhp disse:

    ESTE ANO AS PÉROLAS DO ENEM FICARAM POR CONTA DO INEP!!Que papelão ein!? Como confiar no resultado de uma coisa tão mal aplicada? Boa sorte a todos!

  72. galo disse:

    oi pesoal.
    estive lendo os comentarios e nao concordo com muitos que falam que a escola publica nao preparo seus alunos pra essa prova. eu so estudante de direito e entrei na faculdade realizando a prova do enem ,alias eu e + meus 46 colégas de aula , sempre faço o enem todos os anos , só pelo belo “prazer”e acho que alunos de rede publica estão muitissimos preprados pra responder esse questionário.boa prova p? todos amanha

  73. suellen disse:

    7 questões correspondem a prova branca do alex

  74. Luiz disse:

    Algumas questões do Enem permitiam duas ou mais respostas,não havendo uma explicação coerente que justificasse a resposta definitiva.

    Questões do caderno Branco,como a 14,15,22,31,34,35,36,39,55,72 e 90…

    Aliás, a questão 55 não tinha uma resposta coerente.

  75. josielle disse:

    Eu estudei toda a minha vida na rede publica e esse é o quarto ano que faço o enem e este foi o mais dificil.Eu estava contando com um bom resultado para entrar numa faculdade publica este ano,e acho que não será possivel pois as questões de quimica eu não sabia. Estudei sozinha todo esse tempo na tentativa de aprender uma matéria que eu deveria ter estudado na escola mas, por falta de professores além de aprender o conteúdo recebi nota maxima em todo o ensino médio como a solução dos problemas da rede publica de educação. Uma rede fraca que resolve seus problemas aprovando sem ensinar e o governo cobra no enem resultados que só alunos de escolas particulares conseguem e os outros como eu não tem outra saida do que continuar tentando . “Hoje quem deveria estudar em rede publica estuda na particular e quem tem condições de estudar quer estudar na publica”!

  76. Janine disse:

    Tem gente que se acha melhor do todo o mundo, mas acaba sendo pior que todos e eu estudo sim na escola publica e naum utenho vergonha de assumir é melhor do que estudar em escolar particular e naum aprender nada, nem mesmo a respeita as demais. Thaíssa e etc

  77. Tonin disse:

    O que vejo em uma prova como essa é o nível inferior do brasil.
    Com tantos problemas que o ENEM já passou, agora mais essa dos nomes invertidos.
    E assim de tudo A QUESTÃO 84(sobre solução de açucar no café) JÀ FOI APLICADA EM OUTRO VESTIBULAR. Quanta falta de criatividade. Essa questão está no livro
    de química do segundo ano do autor Francisco Miragaia
    Pg: 27- questão 66, Aplicada na UCS_RS.
    Eu fiz ela essa semana em casa.

    Questão 84(prova rosa) Sobre açucar no café
    letra B- 0,2 mol/L

  78. Eduarda disse:

    O erro do gabarito foi grave sim, depois de tantas exigências e tempo para a elaboração da prova, o mínimo que se podia esperar era um cartão-resposta sem erro!

  79. vlá: disse:

    achei a prova bem acessivel, bem elaborada tb..soh achei a prova de quimica F…… mas tb bem…
    enquanto aos erros, ridiculo isso! eles tiveram tempo suficiente para analisar a prova e n perceberam o erro no gabarito?!!absurdo isso! e nem se fala da prova amarela (n sei direito pq a minha foi a rosa..) mas dai repetir questoes?!!
    ta ai a prova q o enem precisa ser reavaliado. Bom, esses sao soh os primeiros problemas, agora vamos esperar pelas inscriçoes( site travando, inumeros impates..), ai sim vem os problemas maiores…

  80. josé disse:

    como vc sabe q essas respostas estão corretas???

  81. Ren@n... disse:

    Pessoa eu nunca tinha feio o Enem…
    Mais só estou fazendo esse ano porque eu queria saber como que era a prova como era o enem
    mais o que vai valer mesmo pra mim é o enem do ano que vem porque estou do 2°ano do ensino medio
    mais pelo que eu vi na prova de hoje sabado estava dificil pq tem muitas coisa que ainda ñ vi
    mais só que tem muita coisa no começo da prova que eu ja tinha visto…
    E Thaisa vou te falar uma coisa !!!
    eu ñ acho se você estuda em escola pública você vai mal
    o ensino é tudo igual
    certo q nas escolas particulares vc aprende mais
    mais isso basta de vc
    vem de vc querer estudar pra um diaconseguir passar num vestibular com o do enem
    ñ é por nada, eu estudo em escola publica e à noite
    e olha q a noite você ñ estuda ñ tem prof. quase
    masi no ano que vem eu vou esta no 3°ano
    e vou fazer o enem pra valer
    e vou conseguir um proune
    e pq eu acho que vou conseguir um proune
    pq? eu vou estudar desde o começo do ano desde ja meu bem … desconcorde de você …
    sabe o q eu acho de pessoas como vc… pra esse tipos de pessoas como vc, são ignorantes…mais te aquele ditado
    cada um expressa sua opinião, que pena que pena q tem pessoas q ñ saibam expresar sua opiniões neh…

  82. Lucinéya disse:

    Que moderação…coloca meu comentário aí,só pq defendo a escola pública não querem publicar meu comentário?Preconceito?

  83. daniel einstein disse:

    aprova realmente estava muito facil, independentemente par aquem estuda em rede pública ou privada, o que importa é o preparo e a força de vontade, assim se desenpenhar um compromisso e objetivo, é provavel que esse estudante saia bem no exame. sou da rede pública

  84. Dudu disse:

    a prova ñ estava difícil pra quem estava prepado,lógico,
    mas achei mais difícil que os anos anteriores,o erro
    de impressão deu pra tirar de letra,mas o nível com
    certaza está auto para os participantes que terminam
    o ensino médio este ano!!!!!

  85. Lucinéya disse:

    Carolina S.Andrade, de Campinas, minha filha dá p me explicar o que significa que a prova não estava fácil e nem difícil? Acho mais difícil de entender essa sua colocação do que a prova.rsrsrsrs

  86. Alex disse:

    PROVA 1 – 2010 | Prova: Branca

    Gabarito

    Questão 1

    Alternativa: A
    O gráfico mostra a presença de latifúndios no Brasil, onde grandes extensões de terra estão concentradas na mãos de poucos proprietários.

    Questão 2

    Questão 3

    Alternativa: B
    As tecnologias utilizadas na atualidade permitem transformar solos inférteis em áreas produtivas.

    Questão 4

    Alternativa: B
    O principal problema em relação ao depósito de lixões é a proliferação de doenças causadas por insetos e roedores, além a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

    Questão 5
    Alternativa: D
    A aração do solo nas encostas desmatadas facilita o processo erosivo.

    Questão 6

    Questão 7
    Alternativa: C

    As coordenadas geográficas permitem localizar com precisão qualquer ponto da superfície terrestre.

    Questão 8
    Alternativa: B

    Diferentemente da manufatura e da maquinofatura, o artesanato não utiliza a divisão técnica ou social do trabalho, não há mecanização característica inerente a indústria moderna.

    Questão 9
    Alternativa: C

    A Guerra do Contestado se insere nas disputas envolvendo, de um lado, poderosas forças econômicas (grileiros, companias ferroviárias e serrarias) e, do outro, posseiros humildes que se valiam das terras devolutas para obter seu sustento. O avanço das ferrovias pela região ameaçava as formas tradicionais de sobrevivência desses posseiros, que, motivados pelo messianismo, iniciaram uma série de confrontos contra as forças oficiais, agrupadas sobre o nome de Guerra do Contestado.

    Questão 10
    Alternativa: A

    Os BRIC apresentam grande desenvolvimento econômico nos últimos anos , levando em considerção suas potencialidades naturais, econômicas e sociais.

    Questão 11
    Alternativa: B

    Os fósseis soterrados sofreram um processo de deposição, compactação e cimentação (litificação). As formações sedimentares são testemunhos de processos geológicos passados, em que seres vivos foram fossilizados.

    Questão 12
    Alternativa: E

    A questão aborda o período da Revolução Industrial inglesa e sua relação com a urbanização nos séculos XVIII e XIX. A exploração sobre o trabalhador, e a ausência de uma legislação trabalhista, abriam espaço para a proliferação de ambientes urbanos com condições precárias de higiene e moradia. Desse modo, as metrópoles do século XIX assemelhavam-se mais a cavernas escurecidas pela fuligem e pela umidade, do que com espaços celebrativos das relações humanas.

    Questão 13
    Alternativa: C

    A aquisição do atual Estado do Acre, pelo governo brasileiro, foi sacramentada com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, como consequencia da ampliação da presença de seringueiros brasileiros na região, despertando preocupações territoriais do governo boliviano.

    Questão 15
    Aternativa: B

    O maior desafio na construção da hidrelétrica de Belo Monte, é equilibrar os investimentos no crescimento do país e a manutenção do meio ambiente, levando em consideração principalmente os agricultores e a população indígena local.

    Questão 16
    Alternativa E

    Devido à centralização do poder nas mãos do imperador Inca, e a existência de uma aristocracia hereditária, a composição social dessa Civilização constituia-se de forma rígida, não havendo, assim, a possibilidade de ascensão social, como está evidenciado na alternativa.

    Questão 18
    Alternativa: A

    O avanço do agronegócio nas últimas décadas não vem levando em consideração a presença sócio cultural local representada principalmente pelos povos indígenas.

  87. Itamar disse:

    A prova não estava com alto grau de dificuldade…
    E quanto aquelas pessoas que acham que os alunos da rede pública não formam bem esta equivocado.
    O louco da Teoria da Relatividade disse: “A ÚNICA COISA QUE INTERFERE NO MEU APRENDIZADO É MINHA EDUCAÇÃO”
    O conhecimento esta para todos…….
    Estudei em escola plública…. Sou webdesigner e programador de programas para computador…. e minha base foi na escola pública….

  88. Carlos disse:

    Estudo no EREMI-CD, uma estrutura do futuro, é um colégio tecnológico, único em pernambuco, e sabe uma coisa é publico ô, tem meninos lá, que vão sair de lá e vão direto trabalhar na Microsoft, estudam programação de jogos digitais lá, cursso qeu com certeza seus metidos, não tem nos colégios de cs, lá não só tem isso só to mosrtnaod um pouco do colégio, há coloca no oogle isso. Vcs tem muito preconceito com colégios públicos, so porque podem pagar um colégio. Desejo que Todos vcs passem, mais não fala assim dos colégios públicos.

  89. Rayanne disse:

    Bom sou aluna de escola publica e pra mim a prova não estava difícil e ao contrário de muitos comentários as escolas publicas tem suas dificuldades sim, porem vai de cada aluno se esforçar e ir atrás de seus objetivos. (Tudo o que caiu na prova eu estudei no colégio).
    Principalmente as questões ambientais.

  90. Ítalo disse:

    A prova não estava difícil, mais exigia muita atenção em relação a quantidade de questões que havia na prova.

    De fato quem estuda em escola pública teve dificuldade(Eu estudo em Colégio Federal e perguntei alguns colegas meus).E não me venham tentando maquiar a educação pública com demagogia de que o desempenho é indivídual.Havia diversos conteúdos que não tinham sido ensinados na escola de meus colegas, como eles acertariam as questões?

    Pra quem defende a teoria, é óbvio que os alunos de colégios particulares menosprezam o enem.Talvez por que eles sabem que é uma manobra política e decidem estudar para entrar em universidades que não vendem a alma ao Diabo(Como Unicamp e USP).

  91. Manolo disse:

    Prova venceu o pessoal pelo cansaço. Pensei que iriam pelo menos mudar isso.

  92. Lucyano disse:

    Resposta à BIANCA…
    Olha Bianca, se você é tão boa assim porque foi submeter-se a uma prova do ENEM? vai fazer o vestibular do ITA garota!!! Concluí meu ensino mfundamental na escola pública e fiz todo o ensino médio lá também e não me sinto inferior a nemhum aluno de escola particular, pelo contrário, sou professor de Química da rede privada também e não vejo muita diferença da pública não…

  93. baahh disse:

    O erro do caderno amarelo, na verdade foi em todos os cadernos…
    E em relação ao conteudo do enem, não vi problema em resolver as questões (sou de escola pública)…
    Não vejo diferença de escola particular para pública!

  94. Andréia Augusta disse:

    Nossa, ainda bem que já tenho bolsa integral, vou me formar em julho/2011.
    Tive dó das pessoas que precisam dessa oportunidade, pq sinceramente as provas estavam complicadas, apostei com amigos de faculdade quem tiraria maior nota, e acho que não tirei nem 50% de aproveitamento, rss…
    Na época que consegui minha bolsa (2007) era mais tranquilo.

  95. Thais disse:

    Pena eu tenho é de aluno que não é estudante de escola pública e fala do que não sabe, assim como nossos colegas Andre e Ray. Essa realidade só pode existir na cabeça de vocês, porque onde eu moro, a porcentagem dos alunos que ingressam na universidade federal e que são de escola pública não fica atrás da porcentagem dos alunos de escolas particulares.

  96. tathyane disse:

    para vcs das escolas particulares, os nossos livros da publica são os mesmos de vcs!!bu..os!

  97. Ricardo Juniti Akutsu Filho disse:

    O ENEM é feito exatamente para TODOS os alunos , seja de rede pública ou privada do país.Todos possuem condições de se preparar adequadamente para o exame desde que o leve a sério e não se sintam injustiçados os digamos,”menos desprovidos”.Não há motivo para reclamação , sim a troca dos títulos no gabarito foi um erro , mas nada demais para causar um tumulto.Desculpas a parte,porém os mais preparados psicologicamente concerteza,não tiveram algum tipo de problema na prova.

  98. layna e lariane (cafelandia) disse:

    é o que realmente o Gustavo disse
    não foi tão grave assim rsrsrrs

  99. Elisa disse:

    ou talvez não gostem das reclamações de alunos de escola pública pq não querem admitir que muitas vezes sabem mais que alunos de escola particular*

    cometi um erro aí

  100. Bruna disse:

    Ridículo esse erro do gabarito!
    Eu preenchi normalmente, de acordo com o que os instrutores disseram… Aff!!!!!

    Eu achei a prova difícil em alguns momentos, principalmente a de Química, cujo conteúdo eu não lembrava…

  101. Dani disse:

    eu qe achei qe os fiscais eram duroes e taal me enganei, pq o celular de uma menina tocou 2 vezes na sala e so mandaram ela desliga ou coloca no SILENCIIOSO, ridiculo isso, que eu saiba nao pode nm leva celular! ee realmente tinha coisas que nao foram ensinados na escola, eu notei qe nem toda a materia temos, depois de entra em um cursinho pre vestibular, esse é o ENEM nee gnt!

  102. Elisqa disse:

    talvez alunos de escola pública reclamem disso pq eles SIM batalham pra entrar numa facul, já esses riquinhos aí além de menosprezarem o enem, fazem só pra fazer, pq independente do enem seus papaizinhos pagarão uma particular.. ou talvez não gostem das reclamações de alunos de escola pública pq não querem admitir que muitas vezes sabem mais que alunos de escola pública, o que vale é a pessoa se interessar qdo estuda, não interessa se é pública ou privada..

  103. junior disse:

    quem fez essa prova aff
    a prova cheia de erros Ortográficos
    Quando nos erramos na redação somos logo declasificados

  104. tathyane disse:

    olha Thaisa eu sou uma estudante de escola publica e nem por isso eu achei a prova dificil, se vc quer saber o enem é uma questão de atenção e boa leitura.Coisa q muitos alunos de escolas particulares ñ tem querida!!!!!!!!!!!!!!!

  105. lariane e layna ( cafelãndia sp) disse:

    bom a prova estava razuavél , foi muito bom os tamanhos do texto, graças a Deus eles não estavam tão grnades..
    sobre o erro pessoal não façam confusão não , preenche normal é so seguir as questoes do gabarito, não importa se é ciencias humasnas … ou a outra é so passar no gabarito seguindo a prova normal
    boa sorte a todos!

  106. Jonathan disse:

    a prova não estava difícil não, pra quem estudou ela estava moleza, agora quanto o que a Thaisa disse eu discordo pq a mesma coisa q se estuda em escola particular estuda em escola publicaa eu estudei nas duas e sei muito bem disso escola paga é um pouco mais firme só isso… mas pra quem estudou das ambas se saiu bem…

  107. Ander disse:

    De boa… joguei as notas no site e depois discutam!

  108. daysiane disse:

    + ridiculo que erro de impressao e aluno de escola publica achar q so ele e capacitado pelo contrario acho q aluno de escola publica e muito + capacitado pq nao fica na internet escrevendo imbecilidade

  109. ivoneide maria disse:

    para quem estava preparado , não foi tão dificil assim, o que eu achei ruim é a falta de relogios nas paredes das salas já que foi proibido o uso de relogio , e o uso de lapis, o que um relogiosem ser digital eum lapis com borracha,pode influenciar as pessoas filarem é muita indiotice de quem fez esta lei. ja que o uso do relogio é proibido favor colocar relogios de parede.

  110. Kah disse:

    Ahh uma pouca vergonha esse enem..
    Pois é tem muito que melhorar ainda,
    Eu acho que a rede pública não terá uma boa nota,eu digo porque sou da rede pública e havia conteúdos que nunca vi em 11 anos de estudos.Sem contar que chega na 80 e falta somente 10 minutos, chuteii nehh fazer o que…=/
    Quero ver amanha na redação,quais possíveis temas vcs acham que vai cair?Obrigada.E Boa Sorte amanhã!;)

  111. Toddyn disse:

    Pow, a prova nem tava tão dificil gente, eu só achei Quimica dificil pq não estudei nada e odeio Quimica bixo ¬¬
    kkkkkkkk
    aqui em São Mateus-ES a galera tbm bolou por causa do gabarito trocado e a proibição de lapis, muito nada haver
    manda eles criarem um lapis de material transparente tbm
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  112. joao marcos disse:

    ENEM = Polemica = Brasil

    .. boa sorte a todos ai .. !!
    infelismente .. agente tem que fazer essa prova !!
    =]

  113. neuzeli disse:

    a prova realmente difícil
    e sai prejudicada com o erro do gabarito achei que tinha que responder em um lugar e depois disseram que era na ordem normal e eu ja tinha respondido algumas questões…

  114. kelren disse:

    pessoal se alguem souber um site de apuracao dos cadernos
    mandem to a procura auishaiuhsa

  115. Andre disse:

    Que vergonha esse pais, ate o ENEM ja ta virando piada.. onde se viu errar de maneira tao estupida o cabecalho do gabarito…
    E quanto a prova, tenho pena de kem estuda em escola publica, impossivel conseguir tirar nota alta se ter passado por cursinho, e olha que ainda esse ano num tava tao cansativo como no anterior…

  116. cristiane disse:

    Achei a prova dificil,e ridiculo o erro de gabaritos,mas uma vez seremos prejudicados…..

  117. romildo disse:

    eu achai facil.mesmo vindo da rede publica quem estudou vai se dar bem

  118. edy disse:

    O erro do cartão resposta era de todas as provas. foi a primeira coisa que vi e questionei com o aplicador. Entraram em contato com a organização e disseram que não haverá problema algum. Alguem ai tem um link para o gabarito da prova branca?

  119. Thati disse:

    o problema maior nem era a dificuldade das questões, e sim a quantidade, na metade na prova não tava nem aguentando ler mais, alguem me explica o porque de CENTO E OITENTA questões?? eu acho absurdo!

  120. Angelica disse:

    A prova estava muito extensa, pois o tempo estava curto

  121. Gustavo disse:

    O erro dos gabaritos não foi tão grave assim… com certeza eu não marcaria a questão 1 na 46 só porque tava escrito em cima porque eu sei que a correção na máquina é feita de acordo com o que tá na ordem dos números.

  122. mirelli disse:

    Depois do erro do gabarito, aumentou a tensão, o nervosismo, e acabou o tempo….

  123. Lara disse:

    Um absurdo o erro no gabarito! Tiveram o ANO TODO para elaborar essa prova e ainda dá erro.
    A única coisa boa foi a redução dos textos das questões. Boa sorte a todos! :*

  124. wender disse:

    fui prejudicado na prova por mais de 30 min, as últimas questões, tive que chutar..isso eh uma vergonha, essa prova tem q ser anulada

  125. tatiane disse:

    achei a prova fácil em vista do outro ano, a não ser quimica que me pegou ;x
    achei um absurdo o erro de impressão, que invertia a ordem das humanas e da ciências da natureza, um exame deste nivel não poderia passar por tal erro depois de terem dito que a prova estava pronta a tempos :x

  126. Carolina S. Andrade (Campinas) disse:

    Acho que não estava fácil, mas também não estava difícil. Acredito que realmente a atenção na leitura é o fator que fará diferença.

  127. RAfael Lins disse:

    a prova foi mais dificil que a do ano passado sim, o gabarito num sei pra que a merda do INEP, que todo ano caga, foi escrever…
    mas vamo nessa que amanha tem mais…

  128. Ray disse:

    Concordo com as meninas,
    a prova não estava dificil, mas tinha muita coisa
    que alunos de escolas públicas n viiram!
    e n sou de escola pública meu amor, é só a realidade ai.

  129. Kátia disse:

    Muitissimo dificil a prova , erro gravissimo no gabarito, ainda bem que eu percebi….

  130. Caio disse:

    o gabarito só sai no dia 9?
    vi que estaria disponivel 1h depois da prova =s

  131. Patricia. disse:

    Também achei a prova muito dificil. E além disso, a troca do gabarito em relação ao caderno de questões vai dar muito confusão. Aqui em Salvador, por exemplo, varios candidatos prestaram queixa na delegacia. Boa sorte para todos. Beijos :*

  132. Tatiane disse:

    não acho que o pessoal da rede pública ira mal não, pois eu sou, e ja tinha visto bastante coisa.
    achei a prova mais facil do que a do ano passado!

  133. Napoleão disse:

    TUDO, literalmente TUDO que caiu a escolas estaduais ja deram para os alunos do 3° ano, a minha que nem é tão boa já deu. Estava fácil.

  134. mayarinha disse:

    Ridículo o erro que ocorreu nos gabarito tanta fiscalização nas graficas para que???para imprimir as folhas do gabarito em ordem inversa
    E sacanagem o que eles fazem ,e ainda os fiscais explicam a ordem errada para os candidatos.

  135. Joel disse:

    Discordo da Thaisa, a boa estava em um nível bem acessível…e penso que essa ideologia de que os alunos da rede pública não esteja compatível ao nível da prova…aqui em Alagoas a maioria dos alunos que ingressam na Universsidade são oriundos da rede pública..

  136. Rafael disse:

    olha Thaisa eu estudo na rede publica e achei o enem super facil.. achei q seria mais dificil , a prova não estava dificil ,so bastava ler com atenção

  137. Nara disse:

    Bom, a prova nao estava dificil, mas o erro de impressao do cartao resposta para a prova amarela, mostra o que o enem ainda tem muito o que melhorar.
    Na minha sala tinha uma menina fazendo prova a lapis, na primeira fileira e os aplicadores fizeram vista grossa, nao eliminou a candidata como dizia no edital. por enquanto a unica melhora foi ter colocado mais espacos para rascunho!!

  138. Joana disse:

    Concordo com você Thaisa,a prova estava muito bem elaborada,muitos dos alunos da rede pública não consiguirão uma boa pontuação.Quanto aos gabaritos,erro grave.

  139. Eduardo disse:

    A prova estava boa, com questões bem elaboradas… so não fez boa prova quem não estava preparado

  140. Bianca disse:

    Gente de escola pública sempre arranja um pretexto pra reclamar.. Incrivel!

  141. Thaisa disse:

    Eu achei difícil a prova, acredito q o pessoal da rede pública não irá tão bem, são conteudos q eles nao veem.
    E mal formulado o gabrito, pois a minha prova começava com ciencias humanas mais no gabarito tava ciencias da natureza como a primeira questão!

Deixe um comentário

Enviar Comentário